Petrópolis pode ter projeto esportivo voltado à melhor idade

por juliana.fernandes — publicado 28/09/2022 17h27, última modificação 28/09/2022 17h27
Petrópolis pode ter projeto esportivo voltado à melhor idade

O vereador Fred Procópio é o autor do projeto, que tem co-autoria de Domingos Protetor e Hingo Hammes.

Petrópolis pode ter um projeto esportivo específico para pessoas que têm mais de 60 anos. A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (27), em 1ª discussão, Projeto de Lei (0101/2022) dos vereadores Fred Procópio, Hingo Hammes e Domingos Protetor que autoriza a criação e a implantação do Projeto Esporte na Melhor Idade. O objetivo estimular a prática de atividades físicas, em ação de promoção de saúde e bem-estar.

A proposta é que o município crie mecanismos, com o apoio de profissionais das áreas da Saúde e de Educação Física do quadro próprio de servidores municipais, para aproveitar áreas públicas, sejam elas prédios, praças, ruas, parques, escolas ou áreas de lazer, para a oferta de atividades orientadas.

“Para a implantação da lei, o município pode, por exemplo, celebrar convênios e estabelecer parcerias com universidades, escolas, academias e estabelecimentos. A prática de exercícios físicos tem impactos muito positivos na saúde e na qualidade de vida deste público, destaca o vereador Fred Procópio, autor do projeto.

O vereador Hingo Hammes, que é profissional de Educação Física e idealizador do programa Agita Petrópolis, lembra que, especialmente entre os idosos, a prática de atividades físicas é essencial. “Mantém o corpo e também a mente ativas. É uma forma de estímulo para que saiam de casa, façam amigos, conversem. Os benefícios vão muito além do corpo”, frisa.

Para o vereador Domingos Protetor, a criação de políticas públicas voltadas aos idosos é importante porque melhora a vida destas pessoas, em geral. “É importante que tenhamos políticas públicas voltadas para os idosos, tendo em vista que boa parte da população petropolitana faz parte da terceira idade. Desta forma, iremos colaborar com a melhora da autoestima, solidão e qualidade de vida destas pessoas”.

O Projeto de Lei ainda será votado em segunda discussão no plenário da Câmara e, se aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo.