Indicação legislativa aprovada na Câmara sugere que Petrópolis tenha um "Programa Municipal de Contratações Públicas Sustentáveis"

por Tarsila Rangel publicado 20/03/2024 17h12, última modificação 20/03/2024 17h12
Indicação legislativa aprovada na Câmara sugere que Petrópolis tenha um "Programa Municipal de Contratações Públicas Sustentáveis"

Vereador Júnior Paixão

Foi aprovada na Câmara Municipal, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (20), uma indicação legislativa do vereador Junior Paixão que institui o "Programa de Contratações Públicas Sustentáveis", com o objetivo de implantar, promover e articular ações que visem inserir critérios socioambientais compatíveis com os princípios de desenvolvimento sustentável, nas contratações efetivadas.

De acordo com o texto aprovado, consideram-se critérios socioambientais fomento às políticas sociais, valorização da transparência da gestão, economia no consumo de água e energia, minimização na geração de resíduos, racionalização do uso de matérias-primas, redução da emissão de poluentes, entre outros tópicos. A coordenação do programa ficaria a cargo da Secretaria de Administração e de Recursos Humanos, já a Secretaria do Meio Ambiente estaria autorizada a elaborar estudos e prestar assessoria técnica na área ambiental, visando o cumprimento dos critérios socioambientais.

Em sua justificativa, o autor da indicação considera a importância da implementação de ações que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, por parte da Administração Pública para que município avance na direção da sustentabilidade.

“Importante considerar que o artigo 170 da Constituição Federal estabelece competir ao Poder Público a defesa e preservação do meio ambiente, conferindo tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços, assim como de seus processos de elaboração e prestação. Analisando o poder de compra do nosso município e os valores envolvidos, estamos certos que esta lei dará importante contribuição para promover o desenvolvimento sustentável”, disse.

A indicação segue para análise do Executivo Municipal.