Indicação de Estudo Técnico para criação do Distrito Ecológico em Petrópolis é aprovada na Câmara
Durante a sessão desta quarta-feira (12), a indicação legislativa de autoria do presidente da Câmara, vereador Júnior Coruja, que sugere a realização de um estudo técnico sobre a viabilidade de criação do Distrito Ecológico em Petrópolis foi aprovada.
A proposta busca retomar uma antiga discussão sobre a reorganização territorial da cidade, com a criação de um novo distrito que deve abranger as regiões do Vale das Videiras e de Araras, atualmente pertencentes ao 2º distrito, Cascatinha. A ideia é que a nova divisão administrativa fortaleça o turismo sustentável, o ecoturismo e o desenvolvimento de políticas voltadas à preservação ambiental.
De acordo com o vereador Júnior Coruja, a proposta tem o apoio da APA-Petrópolis, que já apresentou uma moção com diretrizes para a retomada do tema.
“Essa região já se autodenomina Distrito Ecológico há muitos anos, mas o projeto nunca saiu do papel. Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento da região, garantindo a proteção ambiental e atraindo iniciativas sustentáveis. Queremos garantir qualidade de vida para os moradores e proteger uma das áreas mais ricas em biodiversidade de Petrópolis”, destacou o parlamentar.
A indicação destaca que a possibilidade de criação de um novo distrito já está prevista na Lei Orgânica do Município. O processo, no entanto, depende da realização de plebiscito junto à população local.
A indicação será encaminhada ao Poder Executivo e a Câmara aguarda o retorno em forma de Projeto de Lei.