Em audiência pública, vereadores cobram retirada de fiação excedente dos postes

por Adriana Fradique publicado 23/10/2023 15h50, última modificação 23/10/2023 15h51
Em audiência pública, vereadores cobram retirada de fiação excedente dos postes

Audiência Pública é realizada na Câmara

Câmara terá comissão mista para discutir, organizar e cobrar ações de empresas de energia, telefonia e internet

O vereador Marcelo Lessa presidiu na última sexta-feira (20), uma audiência pública que discutiu a grande quantidade de fios sobressalentes nos postes da cidade e quais estratégias podem ser adotadas para a diminuição desse problema. O encontro contou com a presença do vereador Hingo Hammes, autor da lei 7.870/2019, que obriga a retirada da fiação e de equipamentos sem uso, de representantes de empresas de internet e também de entidades da sociedade civil organizada.

“A audiência trata da grande quantidade de fios nos postes que deixam, sim, a paisagem feia, mas eu, como ex-profissional dessa área, tenho a obrigação de destacar que é muito mais do que isso. O problema que acontece em nossa cidade tem um impacto negativo enorme também na segurança de todos os funcionários das empresas que trabalham diariamente com os postes”, disse o vereador Marcelo Lessa.

Ainda no início da audiência, o diretor da ONG Novamosanta, Rogério Guimarães apresentou o resultado de uma pesquisa online que contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas. Mais de 90% dos participantes afirmaram que nas ruas onde elas residem há fios emaranhados nos postes. Além disso, os participantes acreditam que o excesso de fios deixa a cidade mais feia e pode causar graves acidentes.

“Lembrando que Petrópolis tem a Lei 7.870/19, que obriga as empresas que trabalham com cabeamento nos postes a realizar o alinhamento e a retiradas de fios e equipamentos que não tenham mais utilidade ou estejam em mau estado de conservação. Na verdade, o que pedimos nessa audiência é o cumprimento desta lei”, destacou Rogério.

O vereador Marcelo Lessa advertiu que a solução para esse problema necessariamente inclui a participação da empresa Oi. “Não vamos medir esforços para fazer essa limpeza nos postes, mesmo que tenhamos que acionar essa empresa na justiça. Além disso, vamos montar uma comissão mista, com participação popular e da sociedade civil organizada, para acompanhar e avançar nessa questão. Essa será uma das bandeiras do meu mandato”, finaliza o vereador, informando que quer aprovar a criação desta comissão no plenário da Câmara Municipal ainda nesta semana.

Também participaram da audiência Ricardo Grillio e Rômulo Luís, da empresa TechCable, Bruce Melo Martins e Francisco de Oliveira, da empresa Alta Rede, Vander Luís Resende, da empresa ICNEX, além de técnicos da área e líderes comunitários.