Dívidas Pós-tragédia: Proposta de apoio a empresários de Petrópolis é aprovada na Câmara Municipal e vira Projeto na Alerj

por Adriana Fradique publicado 21/03/2023 18h56, última modificação 21/03/2023 18h56

Vereador Eduardo do Blog é o autor da indicação

A Câmara Municipal aprovou, na sessão desta terça-feira (21), uma indicação de autoria do Vereador Eduardo do Blog (REPUBLICANOS) que pede à Prefeitura de Petrópolis uma atuação efetiva para prorrogar o prazo para início do pagamento de empréstimos concedidos a empresários e comerciantes petropolitanos para recuperação financeira pós-pandemia, em especial o SUPERA RIO da Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro – AgeRio, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - PRONAMPE, fornecido pela Caixa Econômica Federal, entre outras iniciativas.

“Queremos que o início do pagamento desses empréstimos seja adiado por mais um ano, evitando, assim, uma sobreposição de dívidas e garantindo os empregos e a sobrevivência das empresas de Petrópolis. Nossa iniciativa já ganhou os reforços dos deputados estaduais Sergio Fernandes e Bernardo Rossi que, inclusive, apresentou uma proposta sobre o assunto na ALERJ”, explica o autor da indicação, vereador Eduardo do Blog.

Além da pandemia, o vereador lembra que Petrópolis foi ainda mais afetada por conta das chuvas de 15 de fevereiro e 20 de março do ano passado, fazendo com que os empresários contratassem múltiplos créditos de diferentes entes públicos, e que agora estão com os prazos de carência chegando ao fim simultaneamente, gerando uma sobreposição das obrigações de pagamento de crédito.

Além da negociação do prazo para os programas de crédito oferecidos pelos Governos Estadual e Federal, a indicação também pede o adiamento do prazo para pagamento de eventuais programas de créditos oferecidos pela própria Prefeitura.

Estima-se que as empresas que podem ser beneficiadas pela possível renegociação empregam juntas cerca de 15 mil petropolitanos. “Os efeitos econômicos da pandemia, em conjunto aos desastres climáticos ocorridos em Petrópolis, criaram aqui uma situação totalmente diferente de outras localidades do Estado do Rio. Acredito na importância dessa renegociação para evitar o fechamento de empresas e, consequentemente, impedir o aumento do desemprego em nossa Cidade”, finaliza Eduardo do Blog.