Dia do Airsoft é aprovado na Câmara

por Adriana Fradique publicado 11/11/2022 14h20, última modificação 11/11/2022 14h20
Dia do Airsoft é aprovado na Câmara

Vereador Octavio Sampaio é o autor do projeto

A Câmara Municipal aprovou, durante sessão plenária desta quinta-feira (10), o projeto de lei de autoria do vereador Octavio Sampaio que cria o Dia do Evento Esportivo de Airsoft. A data comemorativa será em 27 de setembro, em homenagem ao primeiro jogo realizado em Petrópolis e terá como principal objetivo levar à população informações sobre o esporte, dando oportunidade para que cada vez mais pessoas conheçam o jogo, fortalecendo a prática e o dissociando da violência.

O Airsoft é considerado um jogo de aventura, individual ou praticado em uma ou mais equipes, no qual os jogadores utilizam equipamentos que lançam esferas plásticas uns nos outros, com objetivos diversos como acertar e eliminar do jogo os jogadores do time oposto, realizar a tomada e captura de uma posição, entre outros, sem causar dano ou lesão corporal aos praticantes. Nos últimos anos, a atividade tem se popularizado em todo o país. No Brasil, a Portaria nº 002 do Colog (Comando Logístico) do Exército Brasileiro regulamentou em fevereiro de 2010 a utilização de simulacros de arma de fogo e de armas de pressão.

- O Airsoft há muito tempo deixou de ser uma brincadeira e passou a ser encarado como esporte. Além de divertido, o esporte é saudável. Benefícios físicos, mentais e sociais são proporcionados pelos combates -, destaca Octavio.

Em julho desse ano, a Câmara Municipal recebeu operadores de Airsoft para uma reunião. Representantes das sete equipes presentes foram unânimes em afirmar que o Airsoft precisa de oportunidades para mostrar às pessoas que é um esporte que exercita o trabalho em equipe, a disciplina, a honestidade e afasta jovens de situações ilícitas.

“Fiquei impressionado em observar o engajamento dos operadores com o Airsoft. Vejo muitas possibilidades, na medida em que a organização de eventos esportivos traz turistas, que movimentam hotéis, restaurantes e serviços, por exemplo. É um esporte saudável e que pode trazer muitos benefícios para Petrópolis”, finaliza Octavio.

O projeto segue para avaliação do Poder Executivo Municipal.