Denúncias de assédio, ameaça e intimidação no Centro leva Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara a convocar audiência pública

por juliana.fernandes — publicado 14/12/2022 17h20, última modificação 14/12/2022 17h20

O presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, das Pessoas com Deficiência e do Idoso, vereador Eduardo do Blog, anunciou nesta quarta-feira (14), após reunião com uma comissão de pais de estudantes de escolas do município, audiência pública na próxima semana para discutir os casos de assédio, ameaça, intimidação, perseguição e roubo que vêm sendo relatados no Centro da cidade. As vítimas, na maioria das vezes, são idosos, mulheres e menores de idade, que estão sendo abordados por vendedores que vêm de outros municípios. As denúncias apontam que a negativa de compra tem gerado reações constrangedoras e, muitas vezes, em tom de ameaça.

Durante a reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (14) na Câmara Municipal, um grupo de pais relatou casos vivenciados pelos filhos e por amigos. Uma mãe contou que o filho, de 13 anos, foi abordado por um vendedor de balas e ameaçado. “Ele não quis comprar a bala e o vendedor disse que, se ele não lhe desse alguma coisa, levaria uma facada”, relembrou. Outra citou mais um caso, em que uma adolescente foi assediada sexualmente por três homens ao recusar a oferta de doces.

O vereador Eduardo do Blog lembrou que muitas dessas pessoas são menores de idade, a maioria de fora da cidade. “Chegam em ônibus e também em vans. É claro que não podemos generalizar, porque tem muita gente honesta e trabalhadora, mas é fato que essas abordagens violentas estão aumentando. Precisamos discutir medidas capazes de coibir essas ações criminosas. Não podemos esperar que algo mais grave aconteça. Vamos acionar o Ministério Público, o Juizado da Infância e Juventude, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar para que, juntos, possamos discutir esses casos e buscar soluções”, afirmou, frisando a importância de as vítimas registrarem esses casos na polícia, para que sejam investigados e os dados sejam utilizados no planejamento do trabalho das autoridades.

A audiência pública será realizada na segunda-feira, dia 19 de dezembro, às 19h, na Câmara Municipal.