Criação da Semana do Bebê e da Primeira Infância é aprovada na Câmara

por Adriana Fradique publicado 10/06/2022 15h55, última modificação 10/06/2022 16h03
Criação da Semana do Bebê e da Primeira Infância é aprovada na Câmara

Vereador Gil Magno (DC) é autor do projeto de lei

Foi aprovada, na Câmara Municipal, a criação da Semana do Bebê e da Primeira Infância em Petrópolis. O evento, que fará parte do calendário oficial de eventos da cidade, deverá ser realizado sempre na primeira semana de agosto, quando também é comemorado o dia mundial da amamentação. O Projeto de Lei é de autoria do vereador Gil Magno (DC).

A Semana terá como objetivos contribuir com o desenvolvimento de ações para a diminuição do índice de mortalidade infantil, orientar as famílias sobre as práticas necessárias para melhoria da qualidade de vida das crianças, diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce, a humanização da atenção, entre outros.

A Semana do Bebê é realizada desde 2000 no município de Canela (RS) e foi abraçada pela UNICEF em 2010, sendo divulgada e disseminada amplamente para outras regiões do país, especialmente por meio do Selo UNICEF. “É uma estratégia de mobilização social incentivada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e tem como principal objetivo tornar o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento integral das crianças na primeira infância”, explica Gil Magno.

A ideia é que sejam oferecidas atividades como palestras, debates, seminários, ações educativas, dentre outros eventos, podendo ser promovido pelo setor público, juntamente com as entidades da sociedade civil, visando orientar as famílias nos cuidados necessários com a saúde e desenvolvimento mental, emocional e socialização da criança.

- É necessária muita informação para criar um filho. Tanto no aspecto do cuidado com a saúde e alimentação, como também os próprios atos relacionados à educação. Saber dar afeto, mas também dosar com os limites necessários a um desenvolvimento mental e emocional saudável é um desafio para qualquer pai -, finaliza.

O Projeto de Lei segue para análise do Executivo.