Comissões Especiais da Câmara Municipal já fizeram mais de 200 questionamentos ao governo municipal sobre questões relacionadas às chuvas

por juliana.fernandes — publicado 23/03/2022 12h07, última modificação 23/03/2022 12h07

Reunião das comissões especiais

As três comissões especiais criadas na Câmara Municipal de Petrópolis para acompanhar, fiscalizar e propor soluções para questões relacionadas às chuvas já fizeram, desde 15 de fevereiro, mais de 200 questionamentos ao governo municipal. São pedidos de informações sobre o plano de contingência em caso de chuvas, orientações às equipes e aos moradores de comunidades, recebimento e aplicação de recursos, contratos, recebimento e distribuição de donativos e atendimento às famílias afetadas pelo temporal, entre outros.

A Câmara cobra a entrega de um inventário com os dados das ocorrências registradas, com número de famílias atingidas, número de imóveis destruídos e interditados, detalhamento sobre imóveis que serão demolidos e encaminhamento de cada uma das famílias, com o status dos pedidos de aluguel social. As comissões também trabalham em relatórios com propostas de soluções, incluindo mapeamento de áreas que podem ser utilizadas para habitação popular, em ação para reduzir o déficit habitacional e estimular a criação de um amplo programa de moradia segura.
“As comissões já trabalham na análise dos dados recebidos até o momento. Foram foram criadas para que cada grupo pudesse se debruçar sobre os dados específicos de cada área, agilizando o trabalho e permitindo uma verificação detalhada das informações”, frisou o presidente da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes.

Presidente da Comissão de Finanças, Infraestrutura e Retomada Econômica, o vereador Fred Procópio lembrou que o mapeamento das ocorrências registradas até o momento vai permitir o acompanhamento pontual de cada uma das ações. “Já solicitamos informações sobre obras já iniciadas e também as planejadas em curto, médio e longo prazo. Também estamos checando como está sendo feita a comunicação com os moradores de áreas afetadas, já que, no dia a dia, percebemos a falta de orientação”, explicou, lembrando que também fazem parte da comissão os relatores Gilda Beatriz e Octávio Sampaio e os vogais Marcelo Chitão e Marcelo Lessa.

A Comissão de Transparência, que tem como presidente o vereador Octávio Sampaio – além do relator Eduardo do Blog e os vogais Ronaldo Ramos, Mauro Peralta e Júnior Paixão, destacou que as equipes estão debruçadas sobre os contratos firmados até o momento pelo município. “Solicitamos informações detalhadas sobre a aplicação dos recursos recebidos pelo município até o momento. Estamos checando contratos, valores pagos e verificando a prestação do serviço. Também estamos cobrando maior transparência na divulgação de informações”, afirmou o vereador Octávio Sampaio.

A Comissão de Assistência Social e Moradia, presidida pelo vereador Yuri Moura, também fez questionamentos, em especial sobre a falta de intervenções de prevenção nas comunidades e sobre o atendimento de famílias afetadas pela chuva, principalmente no que se refere ao aluguel social e a distribuição de donativos. “Notamos que muitos dos pedidos que fizemos de intervenções nos bairros não foram atendidos. Eram pedidos que visavam justamente evitar a tragédia em cima da tragédia, o que acabou ocorrendo. Também estamos preocupados com a demora e desinformação no Aluguel Social e as situações nos pontos de apoio, além da falta de uma comunicação social efetiva.”, detalhou Yuri. Além do vereador Yuri, também fazem parte da comissão o relator Domingos Protetor e os vogais Marcelo Chitão, Eduardo do Blog e Júnior Coruja.