Comissão Especial da Câmara para redução de riscos de enchentes faz vistoria em pontos de limpeza e desassoreamento de rios

por Tarsila Rangel publicado 12/05/2023 09h48, última modificação 12/05/2023 09h48

A Comissão Especial da Câmara de Petrópolis que está fazendo o acompanhamento de assuntos relacionados à drenagem e requalificação dos rios da cidade fez nesta quinta-feira (11) vistoria em alguns dos locais onde o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou o serviço de limpeza e desassoreamento. O trabalho foi conduzido pelos vereadores Fred Procópio e Hingo Hammes, presidente e relator da comissão, e por equipe da vereadora Gilda Beatriz, que também integra o grupo de trabalho, e foi acompanhado pelo superintendente do Inea, Louis Boden.

O grupo esteve na Ponte Branca, na Rua Oliveira Bulhões, na parte de baixo do Roseiral, no Prado (Corrêas e também em Cascatinha, no trecho que se estenda da Rua Bernardo de Vasconcelos à desembocadura do Túnel Extravasor. “O Governo do Estado está realizando um serviço que é de extrema importância para a cidade, com impacto que poderá ser visto no próximo verão. Petrópolis tem todo o seu território cortado por rios, o que significa que Prefeitura e Estado devem garantir a continuidade destas ações”, frisou o presidente da comissão especial, vereador Fred Procópio, acrescentando que apenas dos dois pontos onde o serviço foi realizado no Prado, em Corrêas, foram retirados mais de 4 mil caminhões de terra, levados para espaço devidamente licenciado exclusivamente para este fim.

Relator da comissão, o vereador Hingo Hammes lembrou que os problemas de transbordamento de rios e de drenagem na cidade não são novos e exigem ações de curto, médio e longo prazo. “Já vínhamos vistoriando os serviços e, agora, a comissão passa para uma nova fase do trabalho, com o acompanhamento da apresentação dos projetos de requalificação dos rios”, detalhou. “A comissão agora faz parte do grupo de trabalho que vem discutindo esta questão e vai participar, inclusive, das audiências com o Ministério Público. É essencial acompanharmos de perto as soluções que já começaram a ser apontadas por estudos do Inea e do Ministério do Desenvolvimento Regional”, finalizou.

O trabalho da Comissão Especial, seguindo o que prevê o Regimento Interno da Câmara Municipal, se estenderá por 180 dias.