Câmara realiza audiência pública sobre a lei "Adote uma Praça"

por Adriana Fradique publicado 01/09/2021 18h48, última modificação 01/09/2021 18h48
Câmara realiza audiência pública sobre a lei "Adote uma Praça"

Vereador Gil Magno presidiu a audiência pública "Adote uma Praça"

A Câmara Municipal de Petrópolis realizou, na noite da última segunda-feira (30), uma audiência pública, presidida pelo vereador Gil Magno (DC), para que o Executivo Municipal explicasse o Decreto 125 de junho deste ano que regulamenta a Lei 7.658/18 a qual institui o projeto “Adote uma Praça”. Com isso, quase 40 mil metros quadrados de praças poderão ser beneficiados em Petrópolis.

Na ocasião, estavam presentes o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Fábio Júnior, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares, o secretário de Meio Ambiente, Edmardo Campbell e o Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano. Também participaram representantes do Conselho de Turismo de Petrópolis, da Câmara de Dirigentes Lojistas e empresários.

O projeto “Adote uma Praça” tem como objetivo partilhar entre o poder público e a população petropolitana os custos de conservação, preservação e manutenção de espaços públicos, incentivar e viabilizar ações para a construção de novos espaços e a aquisição de bens de uso público, tais como praças, jardins, monumentos e quadras esportivas. “A Praça da Inconfidência, a Praça de Santa Mônica e a Praça de Corrêas, por exemplo, deverão receber projetos em breve. Vamos, finalmente, tirar essa lei do papel”, destacou Gil Magno.

O vereador também relatou a importância da cultura para o projeto. “Pretendemos levar as famílias de volta às praças, incentivando, por exemplo, a dança, o esporte e o lazer. Essa audiência reforça que o queremos é revitalizar e dar vida aos nossos espaços públicos”, diz.

No encerramento da audiência, o secretário Marcelo Soares citou que o objetivo da regulamentação foi facilitar ao máximo a adesão dos empresários da cidade. “A partir desta audiência, ficou claro que a sociedade tem vontade de compartilhar, pertencer e participar do ‘Adote uma Praça’”, finaliza.