Audiência na Câmara pede retomada de eventos no Quitandinha

por Adriana Fradique publicado 11/07/2022 13h25, última modificação 11/07/2022 13h26

Representantes do setor de eventos e da hotelaria de Petrópolis participaram, na última quinta-feira (7/7), de uma audiência pública que teve como objetivo pedir ao SESC – RJ a retomada da realização de eventos no Palácio Quitandinha. A audiência foi iniciativa da Comissão Permanente de Turismo da Câmara Municipal e presidida pelo vereador Octavio Sampaio (União Brasil). A reunião também contou com a presença dos vereadores Hingo Hammes (União Brasil) e Dr. Mauro Peralta (PRTB).

O vereador Octavio ressalta que é de conhecimento que existem limites de uso para a proteção e preservação do patrimônio tombado. “Porém acreditamos que possa existir meios de implementar e conciliar com segurança outras atividades no Palácio Quitandinha”, justifica.

- Acredito que Petrópolis deve fazer jus ao título de Capital Estadual do Casamento abrindo cada vez mais espaço para a realização de grandes casamentos e formaturas. Por meio de um estudo, estimamos que a retomada de eventos no Palácio Quitandinha poderá gerar uma receita de aproximadamente 30 milhões de reais ao ano para o setor, um valor que não pode ser desprezado -, explica Henrique Molter, representante do hotel Petrópolis Inn.

Os participantes da audiência destacaram que quando um grande evento é realizado em Petrópolis, são inúmeros serviços diretamente envolvidos, como buffet, decoração e música, mas também movimenta uma série de serviços indiretos como hotéis, restaurantes e comércios, beneficiando toda a cidade.

Rodrigo Paiva, presidente da Associação dos Profissionais de Eventos de Petrópolis - AssociEventos, destacou que o Palácio Quitandinha tem uma procura muito grande para a realização de eventos particulares. “Na cidade do Rio de Janeiro, temos inúmeros exemplos de locais que comprovam que existe uma fórmula para coincidir o uso de um espaço aberto ao público e a realização de eventos particulares, como casamentos no Corcovado, no Parque Lage ou ainda festas no Museu de Arte Moderna”, lembra Rodrigo, que completa: “vamos investir em nossa verdadeira vocação, que é receber bem as pessoas”, diz.

Mesmo sem representantes do SESC – RJ na reunião, o presidente da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes, acredita que esse momento é o ideal para retomar o diálogo com a instituição. “O SESC já ajuda muito a nossa cidade e acredito que poderá ajudar ainda mais. Vamos vencer essa barreira inicial agendando uma reunião com Antônio Queiroz, presidente do FECOMERCIO-RJ que deverá estar em Petrópolis na próxima semana”, disse Hammes.

- Segundo o site oficial do SESC-RJ, a instituição foi criada por empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com o objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores e seus familiares. Então, na verdade, o que a gente está buscando, é que o SESC aja de acordo com a sua própria finalidade -, finaliza Octavio Sampaio.