Câmara Municipal vai cobrar reforço no atendimento a pacientes com doenças reumáticas

por juliana.fernandes — publicado 20/10/2022 12h31, última modificação 20/10/2022 12h31

 

Audiência pública realizada na última semana na Câmara Municipal despertou a atenção para um problema que afeta milhares de pessoas por todo o mundo: as doenças reumáticas, em especial a artrite reumatoide. O encontro, presidido pelo vereador Dr. Mauro Peralta, contou com a presença de representantes do Instituto Gruparj Petrópolis (Grupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro), de profissionais que atuam na área e de pacientes, que se emocionaram ao relatar as dificuldades enfrentadas no tratamento às doenças. 

Presidente da Comissão de Defesa da Saúde, o vereador Dr. Mauro Peralta destacou a necessidade de investir na área, reforçando o atendimento aos pacientes que sofrem com doenças reumáticas. “É um absurdo que tenhamos, em uma cidade com mais de 300 mil habitantes, um único reumatologista na rede pública de saúde. Há um enorme esforço do próprio Gruparj para capacitar os profissionais da atenção básica, mas o paciente encontra dificuldade para dar continuidade ao atendimento, já que, da atenção básica, precisa se encaminhado ao especialista, que é o responsável por analisar o caso, dar o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado”, destacou, lembrando que estima-se que até 1% da população tenha doenças reumáticas. “Estamos falando de quase 3 mil pessoas”, apontou.

Presidente do Gruparj, a reumatologista Wanda Heloísa Rodrigues Ferreira explicou que o instituto atende, hoje, em média, 200 pessoas por semana, com uma equipe de um reumatologista, uma psicóloga, duas fisioterapeutas e duas nutricionistas. “Fazemos muito com o pouco que temos, mas a cidade precisa de uma linha de cuidado integral a este paciente, com tudo o que ele precisa. Talvez a artrite reumatoide não mate, mas ela pode deformar. Retira do mercado de trabalho, das escolas”, ressaltou.

O vereador lembrou que, quanto antes o paciente for diagnosticado e tratado, melhor. “É melhor para o paciente, é claro, mas também para todo o sistema. Isso porque um doente reumático tem chances maiores de fraturas, o que implica em cirurgias, internações, etc. Tudo isso tem um custo. Evita muito sofrimento”, frisou Dr. Mauro Peralta, que se comprometeu a ir, junto de outros vereadores, à Prefeitura para solicitar reforço no atendimento, seja com contratação de mais profissionais ou parcerias com instituições especializadas no atendimento a pacientes com doenças reumáticas.

Ele também vai formalizar pedido para que a Câmara sedie exposição organizada pelo Gruparj sobre o tema, em ação de conscientização sobre as doenças reumatológicas, além de reforçar a necessidade de reciclagem anual de todos os médicos e profissionais do atendimento primário da saúde em Petrópolis.

Também participaram da audiência pública o médico Francisco Salles Ferreira Filho, os conselheiros do Gruparj Lúcio Ricardo de Mendonça e Maria Graça Fernandes, a psicóloga Geralda Nascimento de Sá, a nutricionista Rosane Ribeiro, a presidente da Sociedade Médica de Petrópolis, Odete Odália Tavares Costa, a presidente do Sindicato dos Médicos de Petrópolis Margarida Machado Gomes e a administradora hospitalar Denise Baffi (com Fabiana Baffi, também do Laboratório Baffi).