Câmara Municipal recebe lançamento do e-book "Elementos Arquitetônicos e Artísticos do Palácio Amarelo – Petrópolis,RJ"

por yasmim.grijo — publicado 15/12/2022 16h54, última modificação 15/12/2022 16h54

Na tarde de ontem (14), a Câmara Municipal recebeu representantes, alunos e professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para o lançamento do primeiro volume do e-Book "Elementos arquitetônicos e artísticos do Palácio Amarelo – Petrópolis, RJ".

Na ocasião, foi exibido um glossário com os elementos, ornamentos e os detalhes presentes no Palácio Amarelo, trazendo também um contexto da história da Casa Legislativa, da cidade de Petrópolis e os desdobramentos desse cenário na história da arquitetura no município.

Alunos de arquitetura da UERJ apresentaram desenhos e fotos que exibiam todas as influências arquitetônicas do Palácio Amarelo, como os estilos rococó, neoclássico, barroco e eclético, trazendo em suas fachadas, por exemplo, arcos romanos, figuras de anjos, balaustres, esfinges, molduras, portas francesas, dentre outros elementos externos.

Também foram pontuadas as ações realizadas pela UERJ durante ano de 2022 na Câmara Municipal: projeto de restauro do telhado com a ampliação de calhas para melhorar o destino das águas, revisão e levantamento das plantas do Palácio Amarelo, danos e patologias da fachada principal, ações de educação patrimonial nas escolas, maquete do anexo da Casa Amarela e maquete digital para visita à parte externa do prédio, além de visitas guiadas com colégios.

Os futuros arquitetos foram classificados no Edital do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU para que, após o restauro do telhado, haja uma exposição sobre a obra realizada, a iniciação cientifica do projeto também ganhou 3º lugar na 31ª Semana da UERJ e publicaram, ainda, dois artigos: um no Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio (CICOP) e outro em um evento de arquitetura de museus. Para o próximo ano, a proposta é programar um resgate da memória afetiva de quem já trabalhou no local, fortalecendo a importância de um bem tombado nacionalmente.

“O Palácio Amarelo é sede do Legislativo, mas também é um ponto turístico importante do município. Faz parte da história da cidade. Estamos trabalhando junto da UERJ para que possamos, de maneira organizada e planejada, fazer as intervenções que são necessárias no prédio, garantindo a segurança e a manutenção do imóvel. O trabalho, uma vez concluído, vai deixar ainda mais evidente as belezas deste espaço”, destaca o Presidente da Câmara, vereador Hingo Hammes, que assinou a parceria há pouco mais de dois anos.

Para acessar o e-book, acesse o link https://issuu.com/palacioamarelo/docs/ebook-_gloss_rio_pal_cio_amarelo. Para saber mais sobre as ações do projeto, acompanhe o instagram @palacio_amarelo.

SOBRE A PARCERIA UERJ X CÂMARA – O Glossário é uma ação do projeto “Palácio Amarelo: Preservação”, fruto da parceria entre a Câmara Municipal e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) - Campus Petrópolis/ESDI, em 2020. A parceria tem como objetivo traçar um plano de ação e execução de preservação e restauro do Palácio Amarelo e diagnosticar as principais potencialidades e fragilidades da edificação. Para isso, o plano de trabalho foi dividido em três eixos, sendo eles infraestrutura, comunicação e educação e gestão estratégica.

A parceria com a UERJ tem previsão de se estender por cinco anos. Além de apontar, com embasamento técnico, as necessidades do imóvel, o convênio garante a estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo vivência na área profissional escolhida, com a devida orientação e acompanhamento. “Ter uma instituição do gabarito da UERJ orientando e acompanhando todo o trabalho significa muito para o Legislativo Municipal. Temos uma necessidade e estamos aproveitando toda a bagagem de uma instituição de ensino da cidade, envolvendo professores e alunos daqui, para um projeto que é do município. Temos, na cidade, escolas, centros técnicos, universidades e centros de pesquisa reconhecidos tanto no Brasil quanto no exterior. Precisamos valorizar isso”, destacou Hingo Hammes.