Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que cria o Dia Municipal da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais

por juliana.fernandes — publicado 08/12/2023 15h53, última modificação 08/12/2023 15h53

A Câmara Municipal aprovou, em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (6), Projeto de Lei do vereador Dr. Mauro Peralta que institui no calendário oficial de eventos do Município de Petrópolis o Dia Municipal da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), a ser comemorado anualmente no dia 24 de fevereiro. O intuito é divulgar e reforçar as ações humanitárias coletivas, além de promover estratégias sociais de prevenção e resposta às emergências e o incentivo do voluntariado.

Criada inicialmente sob a denominação SAWS (Seventh-Day Adventist Welfare Service), em 1956, a ADRA, com este nome, foi fundada em 1983 – e, portanto, está completando 40 anos em atividade. É uma organização da sociedade civil presente em 120 países, que chegou ao Brasil em 1984 e tem hoje, no país, 18 sedes regionais. A entidade atua em diversos projetos de desenvolvimento social e realiza ações de resposta a emergências e desastres.

Em Petrópolis, as ações da ADRA se mostraram relevantes, sobretudo no ano de 2022, após a tragédia que ocorreu no início do ano. Foram aproximadamente 280 voluntários que auxiliaram diretamente em diversos serviços prestados à comunidade afetada, desde o cadastramento das famílias nos pontos de apoio, montagem dos kits de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas de cama e utensílios para alimentação, até a logística e distribuição organizada após a conferência dos cadastros.

“Após a tragédia de 2022 também foi criada a carreta solidária, unidade móvel da ADRA Brasil que esteve presente contribuindo na preparação e montagem de até 1000 refeições por dia, além da triagem, lavagem e secagem de roupas a serviço da população afetada. Esta lei é uma forma de reconhecimento a esta valiosa organização por tudo o que fizeram por Petrópolis”, destacou o vereador.

O Projeto de Lei, agora, será encaminhado ao Poder Executivo.