Câmara Municipal aprova criação de brinquedotecas no Instituto Municipal de Cultura

por Tarsila Rangel publicado 24/11/2023 14h51, última modificação 24/11/2023 14h51
Câmara Municipal aprova criação de brinquedotecas no Instituto Municipal de Cultura

Vereador Domingos Protetor

A Câmara Municipal aprovou, em sessão plenária desta quarta-feira (22), Indicação Legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que propõe a criação de brinquedotecas no Instituto Municipal de Cultura. A proposta é que tenham, inclusive, brinquedos adequados às crianças com deficiência e profissional especializado para acompanhar as atividades nela desenvolvidas.

De acordo com o texto aprovado, especialistas já comprovaram que o “brincar” tem enorme influência no desenvolvimento da criança, sendo notória a importância de atividades lúdicas no desenvolvimento dos pequenos. “Desta forma, é possível explorar e refletir sobre a realidade e a cultura na qual eles vivem. O faz-de-conta dá a oportunidade de simular situações e conflitos da vida social, dentro e fora da família. Brincar é uma maneira segura que a criança tem para encenar seus medos e suas angústias e tentar superá-los”, pontua o vereador.

Outro aspecto crucial que a criação da brinquedoteca tem é o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade, já que, à medida que as brincadeiras e atividades trazem novas linguagem e exigem novas habilidades, elas ajudam a criança a pensar e criar soluções. “É importante ensinar que existe a possibilidade de ganhar ou perder, assim, a criança começa a trabalhar sua resistência à frustração. Aprender a lidar com esses sentimentos é essencial para a sua estabilidade emocional e para o desenvolvimento da personalidade”, reforça Domingos Protetor.

A ideia é que a brinquedoteca seja um espaço lúdico e livre, que permita a relação do educando com os brinquedos, jogos e brincadeiras, despertando a aprendizagem de maneira divertida e agradável. “Brincadeiras em grupo favorecem o desenvolvimento de habilidades como cooperação, liderança e competição, também fundamentais no mundo adulto. E nesse sentido, a socialização da criança também amplifica a noção de respeito pelo outro e por si, bem como sua auto-imagem e autoestima”, finaliza o parlamentar.

A proposta segue para análise do Poder Executivo.