Câmara Municipal acompanha trabalho para apuração de incêndio que destruiu ônibus das empresas Petro Ita e Cascatinha

por juliana.fernandes — publicado 09/05/2023 18h45, última modificação 09/05/2023 18h46

A Câmara Municipal de Petrópolis está acompanhando, desde a madrugada desta terça-feira (9), o trabalho das autoridades para apuração do incêndio na garagem da empresa Petro Ita que destruiu ao menos 68 ônibus. Os veículos eram das viações Petro Ita e Cascatinha, que são responsáveis por quase 40% das linhas de transporte público da cidade. O Legislativo atua na fiscalização das ações do Executivo frente a ocorrência e busca o restabelecimento dos serviços, de maneira a reduzir o impacto da ocorrência no dia a dia da população.

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Júnior Coruja explicou que está cobrando um plano para atendimento da população. “Dos ônibus destruídos, 17 estavam fora de operação. Os outros, no entanto, faziam parte da frota circulante, alguns inclusive recém-adquiridos (seminovos). Oito ônibus de uma empresa da Baixada Fluminense que faz parte do mesmo grupo chegaram ao município pela manhã e entraram em operação imediatamente na tentativa de garantir o atendimento em pontos considerados de maior procura. Sabemos, no entanto, que ainda não é suficiente. Estamos acompanhando as ações e, neste primeiro momento, nossa prioridade é um plano para retomada total das operações”, detalhou. “As pessoas continuam precisando se deslocar para as escolas, para o trabalho, para os hospitais. Por mais difícil que seja, precisamos de uma solução urgente”, frisou.

A Câmara Municipal, por meio da Comissão de Transporte Público e de Mobilidade, vai acompanhar os desdobramentos da ocorrência, reforçando posicionamento de todos os vereadores, no sentido da proteção dos empregos. “Vamos seguir atuando na fiscalização e cobrança de melhorias no sistema de transporte. É importante que o município assuma o serviço de bilhetagem eletrônica, execute um plano de melhorias a partir da garantia do subsídio da gratuidade – com o custeio dos beneficiados pela legislação assegurado pelo poder público, sem onerar o passageiro pagante – e dê andamento aos procedimentos legais para a realização de licitação para a substituição das empresas permissionárias, já que os contratos terminam em 2025", explicou o presidente da comissão, vereador Hingo Hammes.

Comissão Especial vai acompanhar investigações

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (9) a criação de uma comissão especial para acompanhar as investigações sobre as causas do incêndio. A comissão será composta por cinco vereadores e estará em vigor por 180 dias, a partir da data de instalação. “Estamos falando de um incêndio de grandes proporções que está gerando grandes prejuízos para a população. É importante que a Câmara Municipal acompanhe de perto essa apuração, garantindo toda transparência aos dados”, afirmou o vereador Léo França, que solicitou a criação da comissão e assumirá a presidência da comissão.