Câmara defende que Prefeitura inclua todo o município como área afetada para liberação do Saque Calamidade do FGTS

por Adriana Fradique publicado 04/03/2022 14h50, última modificação 04/03/2022 14h50

Vereadora Gilda Beatriz (PSD) é a autora da indicação

A Câmara Municipal aprovou nesta quinta-feira (3/3) indicação da vereadora Gilda Beatriz solicitando que a Prefeitura inclua todo o território de Petrópolis como área afetada pela chuva do último dia 15 em documento que precisa ser encaminhado à Caixa Econômica Federal, para efeito de liberação do chamado Saque Calamidade do FGTS. A medida tem como objetivo garantir que todos no município tenham o direito de sacar o valor máximo de R$ 6.220,00, previsto nesta modalidade de saque.

Até o momento, a Defesa Civil registrou junto à Caixa Econômica Federal as regiões do Alto da Serra, Chácara Flora, Castelânea, Saldanha Marinho, São Sebastião, Siméria e Floresta. Em outras regiões, como Caxambu, Centro e Coronel Veiga, foram cadastradas ruas afetadas. Segundo o governo municipal, outras regiões ainda serão inseridas.

“Estamos falando da maior tragédia da cidade. Todos foram afetados, direta ou indiretamente, pelos efeitos da chuva. Uns perderam familiares, vizinhos e parentes, outro perderam suas casas, outros ficaram impossibilitados de trabalhar. Áreas não afetadas diretamente também sentiram os efeitos, já que a cidade praticamente parou. Comércios ficaram sem compradores. Hotéis e pousadas, sem hóspedes. É preciso levar isso em conta. Os impactos são enormes”, detalhou Gilda Beatriz.

Presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Hingo Hammes, lembrou que a liberação dos recursos do FGTS, além de ser essencial àqueles que foram atingidos pela chuva, representará importante injeção de recursos na economia do município. “Todos fomos, de alguma forma, atingidos por esta tragédia”, lembrou.

A Indicação, agora, será encaminhada ao poder executivo, responsável pelo levantamento das áreas atingidas pela chuva e pelo envio dos dados à Caixa Econômica Federal.

Marcelo Haroldo Vieira
Marcelo Haroldo Vieira disse:
14/03/2022 10h27
Moro no Morin, li está matéria, dei entrata no Auxílio Calamidade do FGTS, e foi negado, informando o "Motivo: O endereço apresentado NÃO CONSTA NA RELAÇÃO DE ÁREAS ATINGIDAS INFORMADAS PELO MUNICÍPIO, verifique junto à Prefeitura."
Vânia Platz de Souza
Vânia Platz de Souza disse:
16/03/2022 20h47
Moro Alto da Serra, atrás do BNH na rua dos Ferroviários e foi negado duas vezes. Alegam não estaria área de calamidade, mas minha casa está interditada. Absurdo
Julio Zylbert
Julio Zylbert disse:
23/03/2022 00h38
Agradeço a atitude da Dra. Gilda Beatriz Dória Mendes Da Silva, Vereadora de Petrópolis, pela atitude de exigir que a Prefeitura informe rapidamente à CEF toda a cidade de Petrópolis. Depois de tanta desgraça em que o Brasil, tomou conhecimento; não podemos ficar à mercê da Prefeitura, aguardando que informem posteriormente as Ruas que foram atingidas.
Impossível realizar este levantamento Rua a Rua.
Meus melhores cumprimentos
Raquel da rocha Cabral
Raquel da rocha Cabral disse:
04/07/2022 06h08
O saque calamidade pública da cidade de Petrópolis não foi prolongado porque
Junior Albuquerque
Junior Albuquerque disse: