Câmara debate fornecimento de energia elétrica em Petrópolis em Audiência Pública

por Adriana Fradique publicado 24/03/2023 15h13, última modificação 24/03/2023 15h13
Câmara debate fornecimento de energia elétrica em Petrópolis em Audiência Pública

Audiência Pública é realizada na Câmara

A Câmara Municipal realizou na noite de quarta-feira (22), uma audiência pública para discutir soluções para a prestação e fornecimento de energia elétrica em Petrópolis. A reunião foi presidida pelo Vereador Octavio Sampaio e teve a participação de representantes da área técnica e de relações institucionais da empresa de fornecimento de energia Enel, que realizaram uma apresentação com detalhes da operação da empresa na cidade e também sobre os serviços emergenciais realizados durante as fortes chuvas do último carnaval.

Segundo Rafael Rohling, responsável pelo pólo operacional da Enel na região serrana, de 13 a 20 de fevereiro, foram realizados oito vezes mais serviços e atendimentos comparados a um dia normal. “Foram 350 galhos retirados, 250 ocorrências por raios e ainda mais de 60 postes substituídos”, explicou Rafael.

- Pela apresentação, pudemos observar que a empresa tem uma estrutura bruta grande, porém insuficiente. Não só temos os registros de locais em que a energia acaba todos os dias, como também vemos empresários que não conseguem iniciar ou expandir seus negócios por falta da ligação-, explicou Octavio Sampaio.

Ainda segundo o vereador, a audiência pública é um momento de entender como o poder legislativo pode ajudar a melhorar o fornecimento de energia no município. “Gostaríamos de receber relatórios a respeito dos furtos de energia em Petrópolis, das possibilidades de desburocratização no atendimento aos clientes, receber também o plano de contingência da empresa para as chuvas de verão e, ainda, a quantidade de equipes atuantes no último carnaval”, disse Octavio, que frisou: “a ideia é debater esses documentos com especialistas e levar propostas de soluções à Enel”.

Andreia Andrade, gerente de Relações Institucionais da Enel, afirmou a possibilidade de enviar todas as informações solicitadas. “Vamos organizar os relatórios e enviar em, no máximo, 20 dias úteis”, declarou.

Além dos representantes da empresa Enel, também estavam representantes da sociedade civil, o sub-secretário de Óleo, Gás e Energia do Estado do Rio, Daniel Lamassa e ainda os vereadores Domingos Protetor, Dr. Mauro Peralta, Gilda Beatriz, Júlia Casamasso, Marcelo Chitão, Eduardo do Blog e Gil Magno.