Câmara aprova projeto que prevê campanha de conscientização sobre a Síndrome de Rett em Petrópolis

por juliana.fernandes — publicado 25/10/2023 18h20, última modificação 26/10/2023 16h19

A Câmara Municipal aprovou em 2ª discussão, durante sessão plenária realizada no dia 24 de outubro, Projeto de Lei de autoria do vereador Eduardo do Blog (REP) que institui em Petrópolis a Campanha de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Rett.

De acordo com o texto do projeto, a campanha fará parte do calendário oficial da cidade, sendo realizada anualmente, na primeira semana de outubro, tendo o objetivo de alertar a população sobre a síndrome através de palestras informativas, seminários, workshops, debates e mobilização em locais de fácil acesso à comunidade. O projeto prevê ainda a possibilidade de participação de profissionais atuantes no sistema de saúde, como médicos e enfermeiros, além de pacientes e familiares.

"A campanha tem o objetivo de atuar em várias frentes. Desde a conscientização sobre os sintomas da Síndrome de Rett até esclarecimentos sobre o diagnóstico em momento adequado. Valorizamos a participação de todos, até porque a conscientização abrange também formas de lidar com os sintomas e, principalmente, com a pessoa que convive diariamente com a síndrome", destaca o vereador.

A Síndrome de Rett é uma alteração genética sobre o cromossomo X, pelo que afeta, em sua maioria, meninas e mulheres, apesar de também ser possível em meninos. É comumente confundida com autismo e geralmente começa a se manifestar entre os 6 e 18 meses de vida, influenciando em mecanismos neurais. Dentre os sintomas mais comuns estão prejuízos às interações sociais, às capacidades linguísticas e à mobilidade. A designação se deve ao pediatra austríaco Andreas Rett (1924-1997) que deu início às primeiras pesquisas que levaram à descoberta da doença, em 1954.

Segundo números da Associação Brasileira de Síndrome de Rett de São Paulo – Abre-Te -, a cada 10.000 nascimentos há um caso registrado da síndrome, geralmente em meninas.

"Relatos apontam grandes dificuldades no diagnóstico da síndrome por falta de informação, já que é pouco conhecida e confundida com o autismo. Por isso, tenho certeza que esta campanha é extremamente importante para a nossa cidade, como um instrumento de cooperação para que possamos identificar e tratar adequadamente eventuais casos", finalizou Eduardo do Blog.

O projeto, agora, será encaminhado ao Poder Executivo.