Câmara aprova projeto que pede a criação do Parque Municipal de Aves em Petrópolis

por juliana.fernandes — publicado 22/03/2022 20h55, última modificação 22/03/2022 20h56

O projeto é do vereador Domingos Protetor

Na tarde de hoje (22), a Câmara Municipal aprovou uma indicação legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que sugere ao Executivo a criação e implementação do Parque Municipal Recanto das Aves, visando acolher aves vítimas de maus tratos que não possam ser reintegradas ao seu meio natural. A proposta faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas pelo vereador e seu gabinete para a elaboração de políticas públicas que resolvam o problema do abandono, dos maus-tratos e da posse ilegal de animais na cidade de Petrópolis, inclusive os silvestres.

A ideia é que se utilize como exemplo o caso de sucesso do Parque das Aves, existente na cidade de Foz do Iguaçu, e se construa viveiros de imersão utilizando técnicas sustentáveis e sem causar a derrubada de árvores, com dimensões médias de 450m² para abrigarem aves apreendidas e que não tenham condições de serem recolocadas na natureza. “Nossa proposta é que os viveiros sejam alocados em áreas verdes, sobre copa de árvores, reproduzindo o habitat natural destas espécies, dando a elas uma vida digna e livre, porém, sob os cuidados humanos, já que não teriam condições de viverem sozinhas na natureza. A intenção não é ver pássaros presos e sim criar um local destinado à moradia definitiva de aves vítimas do tráfico e de maus tratos, garantindo seu bem estar e dando uma nova chance de vida, fora das gaiolas. No caso dos animais reabilitados, serão devolvidos para seu habitat”, comentou Domingos Protetor.

O projeto também sugere o fomento da educação ambiental e do ecoturismo municipal, pois indica que este Parque seja um atrativo turístico para a cidade, possibilitando a visita controlada em seus interiores, fazendo com que as pessoas possam ter contato com os animais, conheçam as espécies e, ainda, possam praticar arvorismo, caminhadas ecológicas e terem contato com a natureza. “Petrópolis possui uma vocação enorme para o ecoturismo, porém este atrativo é pouco explorado pelo nosso poder público. O Parque Municipal de Aves será um espaço que une turismo e preservação animal de forma sustentável, pois com a cobrança de ingressos para os visitantes, pode ser auto subsidiado e ainda resolverá um grande problema da atualidade que é a falta de destinação digna para pássaros apreendidos na cidade”, explica o vereador.

O texto aprovado informa que o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) é responsável pela fiscalização das ocorrências e apreensão de tais animais maltratados em Petrópolis e os encaminha para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), órgão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama. Porém, ambos não possuem infraestrutura para hospedar definitivamente os animais que não podem ser reabilitados e devolvidos à natureza. “Lamentavelmente, não é diferente a situação da Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobea), órgão municipal vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tampouco possui local adequado para destinar tais animais. Portanto, eu, como protetor, quero pensar em soluções inteligentes e autossustentáveis para recuperar estas aves. Realmente, não conseguimos interferir na escala estadual ou federal, mas podemos criar alternativas em nível municipal para atender essa demanda e, desta forma, desenvolver um trabalho em conjunto para o bem-estar dos animais”, diz Domingos.

Atualmente, a Cobea recebe mais de 200 denúncias por mês relacionadas a pássaros em gaiolas, caça ilegal e maus tratos, porém, muitas destas ocorrências chegam a ser analisadas, mas não há como realizar a apreensão, já que não existe um local para onde eles possam ser encaminhados e tratados. Portanto, outro fator importante que será beneficiado com a criação do Parque Municipal de Aves será a ampliação das vistorias e apreensões de pássaros que se encontram ilegalmente em cativeiro. “Se tivermos uma destinação para estes animais, o trabalho de fiscalização será muito maior e mais eficaz”, finaliza o vereador.

As primeiras discussões sobre o projeto foram realizadas em reuniões da Comissão de Meio Ambiente, Defesa Civil e Proteção Animal da Câmara Municipal. Nestes encontros, foram sugeridos alguns locais para criação dos viveiros, dentre eles o Parque da Ipiranga. Porém, caberá à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em consonância com a Legislação Estadual e Federal pertinente, a escolha do local, o planejamento e implementação da infraestrutura necessária.