Câmara aprova projeto que institui a mediação escolar como política pública no município

por Adriana Fradique publicado 06/09/2022 19h20, última modificação 06/09/2022 20h17

Vereador Hingo Hammes é o autor do projeto

Iniciativa do presidente da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes, vai levar para o ambiente escolar a mediação, como forma de estimular a solução de conflitos por meio do diálogo, reduzindo a violência e garantindo um ambiente mais saudável para alunos e funcionários. O Projeto de Lei, que busca difundir a cultura da paz nestes espaços, foi aprovado na sessão desta terça-feira (6/9).

O vereador Hingo Hammes explica que a ideia é capacitar os profissionais para trabalhar a solução dos problemas no âmbito escolar com empatia, diálogo e técnicas para resolução de conflitos. Para ele, a difusão da cultura da paz nas escolas vai gerar reflexos também fora do âmbito escolar, junto à família, os amigos e vizinhos.

“A mediação escolar, como política pública, visa o desenvolvimento de ações que estimulem, incentivem e promovam as relações interpessoais. É importante para a reconstrução de laços, reparação de danos e, especialmente, incentivo para comportamentos mais harmônicos. O resultado é uma melhor qualidade do processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento humano dos estudantes”, explica o parlamentar, lembrando que a medida é eficaz no combate ao bullying e à violência no ambiente escolar.

O projeto prevê que a política pública de mediação escolar seja desenvolvida no âmbito do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, o Petrópolis da Paz, em alinhamento com a Secretaria de Educação do Município. “O intuito é proporcionar um ambiente seguro para a comunidade, garantindo uma formação continuada e assistida aos profissionais”, lembra o vereador.

A proposta ainda visa promover ações de superação da violência na escola, para a detecção dos sinais de violência doméstica e sexual. A medida favorece a adoção das providências adequadas.

O Projeto de Lei, agora, será encaminhado ao Poder Executivo, para sanção.