Câmara aprova projeto que declara o Hortomercado Municipal de Itaipava como Patrimônio Cultural e Imaterial

por Diogo Ferreira da Costa publicado 13/08/2025 17h48, última modificação 13/08/2025 17h48

Foi aprovado nesta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Petrópolis, o Projeto de Lei de autoria dos vereadores Marquinhos Almeida (autor) e Gil Magno (coautor) que declara o Hortomercado Municipal de Petrópolis José Carneiro Dias, localizado no distrito de Itaipava, como Patrimônio Cultural e Imaterial do povo petropolitano. A medida reconhece a relevância histórica, social e econômica do espaço, que completa 36 anos de funcionamento em agosto de 2025.

Considerado um dos principais centros de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros da cidade, o Hortomercado é também referência em turismo rural e gastronomia. Criado para organizar o espaço rural no município, conta atualmente com 36 boxes que comercializam hortaliças, frutas, flores, laticínios e produtos artesanais em sua maioria provenientes de negócios familiares que passam de geração em geração.

Segundo o vereador Marquinhos Almeida, além de sua importância econômica, o Hortomercado é reconhecido por sua estrutura sustentável, com uso de energia solar, economia de água e práticas de reciclagem.

A proposta não implica tombamento imediato, mas busca dar o primeiro passo para garantir sua preservação, cabendo ao Poder Executivo, posteriormente, iniciar o processo administrativo que poderá transformá-lo oficialmente em bem tombado, conforme previsto na Lei Orgânica Municipal.

Para o vereador Gil Magno, a preservação do Hortomercado significa manter viva parte da história e da identidade de Petrópolis, assegurando que este espaço, tão presente no cotidiano e na memória da população, continue a ser referência no abastecimento, na valorização da agricultura local e no fortalecimento da economia rural.