Câmara aprova projeto que cria o mês de conscientização contra a violência obstétrica

por Adriana Fradique publicado 29/11/2021 15h37, última modificação 29/11/2021 15h37

Vereador Eduardo do Blog (REP) é o autor da proposição

A Câmara Municipal aprovou em segunda votação, na tarde de 23 de novembro, o Projeto de Lei de autoria do vereador Eduardo do Blog (REP), que cria o mês de Conscientização Contra a Violência Obstétrica. O texto aprovado prevê ações conjuntas entre poderes Executivo e Legislativo, empresas privadas, entidades da sociedade civil, associações e pessoas físicas com o intuito de divulgar e conscientizar sobre a questão, que atinge milhares de gestantes e puérperas.

A gestação e o parto são momentos marcantes na vida de uma mulher porém, para um grande número delas, o sonho da maternidade termina de forma traumática por conta de negligências, maus tratos físicos e psicológicos, desrespeito à privacidade e à liberdade de escolha, além de procedimentos desnecessários e obsoletos, que podem inclusive causar danos irreversíveis à gestante.

“Procedimentos não justificados podem gerar consequências graves na saúde da mulher e do bebê, como mutilações, hemorragias e depressão pós-parto, sem falar nos danos psicológicos. Toda gestante tem direito a um atendimento digno, que respeite suas escolhas pessoais e sua privacidade. Esperamos com essa lei, fomentar essa discussão na sociedade e trazer mais conscientização sobre o assunto”, disse o vereador Eduardo do Blog.

O projeto segue agora para o Executivo Municipal.