Câmara aprova indicação que propõe a criação do Plano de Diretor de Drenagem no município

por juliana.fernandes — publicado 21/06/2022 17h35, última modificação 21/06/2022 17h35

A indicação é da vereadora Gilda Beatriz.

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (21), em discussão única, uma indicação legislativa de autoria da vereadora Gilda Beatriz (PSD) que prevê a criação do Plano Diretor de Drenagem do Município de Petrópolis. A proposição sugere que o Governo Municipal envie ao Legislativo o projeto de lei tratando deste tema, com um estudo técnico que possa orientar a criação de mecanismos de gestão da infraestrutura urbana, relacionados com o escoamento das águas pluviais, dos rios e arroios em áreas urbanas.

Para a vereadora autora, “com o aumento crescente da urbanização, as águas pluviais, que antes permeavam o solo, passam a escoar superficialmente, tornando mais rápida sua chegada aos rios e córregos da cidade, o que tem aumentado o número de alagamentos em Petrópolis”.

O Plano Diretor de Drenagem, segundo Gilda, será importante para estabelecer um planejamento das intervenções necessárias ao ordenamento da macro e micro drenagem urbana da cidade, a fim de garantir maior segurança aos moradores, ao patrimônio público e privado, quando ocorrerem precipitações pluviométricas intensas e prolongadas, como as que ocorreram nos meses de fevereiro e março deste ano.

A proposta explica que o plano também será importante para regulamentar e disciplinar a questão do saneamento básico em Petrópolis. “O avanço das cidades, por mais ordenado que seja, cria alterações no meio ambiente. Onde antes eram matas e campos, agora são casas, edifícios, ruas asfaltadas, galerias de águas pluviais, entre outras. Planejar a distribuição da água, controlar as ocupações das áreas de riscos de inundações e convivência com enchentes em áreas de baixo risco se faz necessários para evitar futuras tragédias”, finaliza a vereadora.