Câmara aprova criação do Dia Municipal de Esclarecimentos e Conscientização sobre Ataxias

por Adriana Fradique publicado 05/10/2022 18h18, última modificação 05/10/2022 18h18
Câmara aprova criação do Dia Municipal de Esclarecimentos e Conscientização sobre Ataxias

Vereador Marcelo Chitão é autor da proposta

Na tarde desta quarta-feira (05), a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Chitão que institui o Dia Municipal de Esclarecimentos e Conscientização sobre Ataxias, doença resultante de uma alteração genética e caracterizada por problemas como o desequilíbrio, a falta de coordenação de movimentos e a limitação dos movimentos oculares. 

De acordo com o vereador, o objetivo é ter um planejamento, organização e ampla divulgação sobre a doença. “A ideia é que sejam realizadas palestras que contribuam na conscientização de toda a sociedade, informando sobre os tipos de ataxias existentes, seus sintomas e tratamentos. As atividades poderão ser executadas em instituições de ensino e saúde, buscando orientar sobre a importância da prevenção antecipada para melhores resultados no tratamento”, explica.

A doença está incluída na Classificação Internacional de Doenças, fazendo parte do Grupo G11. É hereditária, progressiva, degenerativa e gera grande incapacidade motora, porém sem nunca alterar o intelecto. “Os portadores, com o passar do tempo, enfrentam dificuldades na fala e no caminhar, levando uma vida praticamente vegetativa. Como outras doenças crônicas, ela impacta social e psicologicamente o estilo de vida do paciente e de seus familiares. É muito importante a exposição acerca destas desordens causadas pelas ataxias, pois, se diagnosticadas em seu início, têm tratamento e cura, mas, do contrário, podem levar o paciente à perda de seus movimentos e posteriormente a óbito”, pontua Chitão.

O Dia Municipal de Esclarecimentos e Conscientização sobre as Ataxias será comemorado anualmente no dia 20 de setembro. “Acredito que com esta iniciativa, de criar uma data que estimule o conhecimento e o esclarecimento sobre esta doença, poderemos salvar muitas vidas,” finaliza o vereador.

A proposta segue para análise do Poder Executivo.