Banner que firma parceria da Câmara Municipal com a UERJ é colocado na fachada do Palácio Amarelo

por Adriana Fradique publicado 18/06/2021 15h26, última modificação 18/06/2021 15h26

Equipe do Projeto Palácio Amarelo instala banner

Na manhã da última terça-feira (15), o presidente da Câmara Municipal, Fred Procópio, recebeu representantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para a colocação de um banner na fachada da Casa, que expõe a parceria firmada entre as instituições, desde 2019. O principal objetivo do acordo de cooperação técnica é traçar, para o período de três a cinco anos, um plano de ação e execução de preservação e restauro do Palácio Amarelo.

O projeto visa diagnosticar as principais potencialidades e fragilidades da edificação e, para isso, possui um plano de trabalho dividido em três eixos, sendo eles infraestrutura, comunicação e educação e gestão estratégica. “Não serão desenvolvidas ações apenas para o aspecto físico, como o restauro, mas também no seu aspecto social, com a participação da sociedade. Neste primeiro momento estamos elencando as necessidades mais urgentes, como reparo de telhado e parte elétrica, e, em breve, trataremos da questão da acessibilidade, um dos grandes desafios do projeto”, comenta Fred Procópio.

No início deste ano, foram convidados representantes de determinadas áreas do setor público, da sociedade civil e gestores de organizações públicas e privadas para participar do planejamento estratégico através de seminários. “Convocamos todos para ajudarem na elaboração de uma visão conjunta e renovada sobre o monumento de interesse público no Centro de Petrópolis, sede e símbolo da Casa Legislativa Municipal, e obtivemos ótimos feedbacks acerca do fortalecimento institucional”, explica a Arquiteta e Professora adjunta da UERJ, Maria das Graças Ferreira.

A equipe do projeto é formada por membros das duas instituições, contando com a participação de professores e alunos da UERJ, além de funcionários da Câmara Municipal de Petrópolis.

- Esperamos que a Casa seja não só um espaço de debate político, que acolhe a todos, e que presta um serviço público de qualidade, mas também um lugar de preservação da memória social e institucional para a cidade e uma referência em ações de conservação, restauro e atendimento à população -, finaliza Procópio.