Audiência pública discute a saúde mental pós-tragédia em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 13/04/2022 17h02, última modificação 13/04/2022 17h02
Audiência pública discute a saúde mental pós-tragédia em Petrópolis

Vereadora Gilda Beatriz presidiu os trabalhos da audiência

A Câmara Municipal de Petrópolis realizou na última segunda-feira (11/4), audiência pública que discutiu a saúde mental dos petropolitanos após a tragédia das chuvas de fevereiro e março. A audiência foi presidida pela vereadora Gilda Beatriz (PSD) e também teve a participação dos vereadores Mauro Peralta (PRTB), Gil Magno (DC), Octavio Sampaio (PSL) e Hingo Hammes (DEM).

De acordo com a vereadora, um grave problema vem sendo apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à saúde mental das pessoas que passam por situações como a ocorrida em Petrópolis. "A tragédia deixou danos psicológicos que precisam ser reparados, para evitar o pior na vida das pessoas que foram atingidas ou tiveram perdas familiares. Diante de tanta dor e prejuízos que a cidade enfrenta, não podemos deixar de trazer esse debate para esta casa legislativa", disse.

O encontro contou com a participação de autoridades municipais, incluindo Marcus Curvello (Secretário de Saúde), Oswaldo Alberto Filho (coordenador do Ambulatório de Saúde Mental), Érika Paula Gomes Pedroso (presidente do Conselho Municipal de Saúde), Claudia Carvalho Respeita da Motta (Superintendente de Atenção em Saúde), Angela Alcântara (presidente do COMDIM), Prof. José Carlos Tavares (UCP), Corina Matos Moler (Coordenadora da disciplina Saúde Mental da Unifase), Claudia Carneiro Farias da Silva (diretora da Proteção Especial - SAS) e Guilherme Toledo, Coordenador da saúde mental do Hospital Nelson de Sá Earp.