Aprovado Projeto de Lei que incentiva a prática do futmesa

por Adriana Fradique publicado 20/02/2024 16h59, última modificação 20/02/2024 16h59
Aprovado Projeto de Lei que incentiva a prática do futmesa

Vereador Marcelo Chitão é o autor do projeto

Petrópolis poderá contar com um Programa Municipal de Incentivo à Prática do Teqball, mais conhecido como futmesa. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Marcelo Chitão, foi aprovado na Câmara Municipal durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (20).

De acordo com o texto, para a criação do programa a Prefeitura poderá celebrar parcerias com empresas, fundações públicas ou privadas, bem como organizações da sociedade civil, para a instalação e manutenção de quadras de futmesa em espaços públicos, como praças, parques e outros locais de livre acesso ao público. As empresas poderão inserir sua marca nas mesas instaladas e ficarão com os custos de instalação e manutenção das quadras sem qualquer ônus para o município.

Em sua justificativa, o vereador citou que a prática de atividade física é fundamental para a promoção da saúde e do bem-estar da população.

"A falta de exercícios físicos regulares pode levar a diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão, além de causar impactos negativos na saúde mental das pessoas. Essa iniciativa busca fomentar a prática de atividade física de maneira acessível e gratuita para a população, além de criar espaços de convivência e socialização nos locais em que as quadras serão instaladas", disse.

Ainda de acordo com Chitão, a parceria com empresas privadas para a instalação e manutenção das quadras de Futmesa é uma forma de viabilizar a implementação do programa sem gerar custos para o município. Além disso, a inserção da marca das empresas nas mesas de Futmesa não comprometerá a integridade do patrimônio cultural, histórico e ambiental da cidade.

A proposta segue para apreciação do Poder Executivo.

Sobre o Teqball - Também conhecido como futmesa, o Teqball é um esporte profissional que conta até mesmo com uma Copa do Mundo exclusiva. De modo simplificado, é como uma mistura entre tênis de mesa e futebol. O esporte está presente em mais de 140 países e a modalidade segue em expansão, conquistando cada vez mais adeptos.