Agora é Lei: Centro de Secretário é reconhecido como patrimônio imaterial de Petrópolis
Na última semana, foi sancionada a lei municipal nº 9.103/2025, de autoria do vereador Gil Magno e de co-autoria do vereador Júnior Paixão que reconhece o Centro de Secretário como patrimônio da cultura imaterial do município de Petrópolis. A medida valoriza a região como um polo de tradição cultural, histórica e gastronômica, consolidando-a como referência para a identidade local.
“O Centro de Secretário é um verdadeiro símbolo da nossa história e cultura. Torná-lo patrimônio imaterial é reconhecer o valor das tradições que fazem de Petrópolis uma cidade única”, destacou o vereador Gil Magno.
De acordo com a lei, o Poder Executivo ficará responsável por desenvolver políticas públicas voltadas à preservação e promoção do patrimônio, podendo firmar parcerias com entidades públicas e privadas para incentivar a divulgação, o turismo e a economia local. O município também poderá destinar recursos para projetos de conservação e promoção das atividades turísticas, culturais e gastronômicas da região.
Entre as manifestações culturais imateriais reconhecidas estão a gastronomia típica e produtos regionais, as festividades tradicionais, os saberes e práticas artesanais transmitidos entre gerações, os eventos e expressões artístico-culturais e o contexto histórico da região.
Para o vereador Júnior Paixão, “essa iniciativa é fundamental para garantir que futuras gerações conheçam, preservem e valorizem nossas riquezas culturais, além de fortalecer o turismo e a economia local”.