Projeto de Lei obriga empresas de ônibus a renovar frota em Petrópolis

por juliana.fernandes — publicado 25/03/2023 12h04, última modificação 25/03/2023 12h04

 

Os problemas envolvendo o transporte público em Petrópolis, como a qualidade do serviço, veículos quebrados e a falta de linhas em alguns bairros do município, podem em breve ser solucionados. A Câmara Municipal aprovou na última semana o Projeto de Lei n° 6564/2022 de autoria do vereador Léo França (PSB) que determina que os valores repassados pela Prefeitura às empresas de ônibus, referente ao vale educação, deverão ser destinados em sua totalidade para a aquisição de ônibus novos, seminovos ou alugados.

“Desde que assumi meu mandato de vereador, tenho acompanhado de perto a situação do transporte público em Petrópolis. As fiscalizações realizadas pelos vereadores são importantes, mas somente isso não basta. Precisamos atuar de forma mais enérgica e manter o diálogo com o governo municipal e as empresas de ônibus para melhorarmos esse serviço que é tão essencial para a população. Somente a partir da adoção de medidas conjuntas é que vamos conseguir avançar nessa questão”, destaca Léo França.

O Projeto altera a Lei Municipal N° 6.387/2006 e busca regularizar a contrapartida dada pelas empresas de ônibus à população petropolitana. “A maior parte das reclamações dos usuários está relacionada ao estado precário da frota de ônibus. Por isso, este projeto visa a obrigatoriedade na renovação de frota para que os coletivos possam circular sem que haja prejuízo aos moradores de nossa cidade”, acrescenta o vereador.

Além de obrigar as empresas de ônibus a renovarem a frota periodicamente, o Projeto prevê também que os veículos só poderão começar a circular após passarem por uma vistoria realizada pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). “A partir disso, iremos continuar exigindo o cumprimento de horários, a limpeza e manutenção de toda a frota”, finaliza Léo França.