Petrópolis terá Programa Municipal de Educação para posse responsável de animais domésticos

por Tarsila Rangel publicado 14/03/2023 18h44, última modificação 14/03/2023 18h44

Petrópolis terá um programa municipal de educação para a posse responsável de animais domésticos. A iniciativa é dos vereadores Hingo Hammes e Domingos Protetor, e foi apresentada por meio de Projeto de Lei aprovado nesta terça-feira (14) no plenário da Câmara Municipal. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância do cuidado com os animais, garantindo a formação de cidadãos mais conscientes sobre suas responsabilidades em relação ao bem-estar animal.

“Quanto antes as crianças forem despertadas para este tema, melhor. Além de se tornarem adolescentes e adultos mais conscientes, multiplicarão este conhecimento junto às suas famílias e também na sua comunidade”, destacou o vereador Hingo Hammes, lembrando que o Projeto de Lei foi aprovado exatamente no Dia Nacional dos Animais.

O vereador Domingos Protetor frisou que a iniciativa é importante porque mostra, já a partir da infância, que animal não é objeto. “Os animais precisam de cuidados, têm sentimentos. O tutor tem responsabilidades e precisa estar ciente disso. É necessário que entenda o nível de comprometimento que o animal demandará. Antes da pandemia ministrei diversas palestras em escolas públicas e particulares sobre este tema e fui muito bem recebido. Espero que, com este projeto aprovado, possamos, junto do governo municipal, implantar essa ação nos colégios”, explicou.

O Projeto de Lei, agora, será encaminhado ao Poder Executivo.