Câmara Municipal terá Frente Parlamentar e Comissões Especiais para fiscalizar ações de resposta às chuvas
A Câmara Municipal de Petrópolis terá uma Frente Parlamentar das Chuvas para acompanhar as ações de resposta dos órgãos envolvidos no atendimento à população. O Legislativo Municipal também está criando três comissões especiais - de Finanças, Infraestrutura e Retomada Econômica; Assistência Social e Moradia; e Transparência, para fiscalizar os trabalhos e a utilização dos repasses municipais, estaduais e federais, além dos recursos doados à conta oficial para assistência às vítimas da chuva.
Todos os vereadores terão participação nos trabalhos. "Estamos vivendo um momento extremamente delicado na cidade e precisamos garantir que haja a maior transparência possível no emprego dos recursos que chegam ao município", explicou o presidente da Casa, vereador Hingo Hammes.
Autor do primeiro pedido para criação de comissão especial para fazer este acompanhamento, o vereador Yuri Moura destacou a importância deste trabalho. "O acolhimento das famílias das vítimas é urgente. Petrópolis está recebendo muitas doações e voluntários, mas ainda falta organização e trabalho conjunto. Estamos ajudando nesta articulação desde o primeiro dia da tragédia, porém, com a frente parlamentar, esta atuação ganha força e mais eco junto ao Executivo. O suporte aos pontos de apoio, aos abrigos e desalojados, a garantia de acesso aos programas de assistência social e moradia, e a reconstrução da vida dessas pessoas é o nosso dever", destacou.
- Essa frente parlamentar vai possibilitar que sejam emitidos pareceres, opiniões e propostas de maneira coordenada. Para cada questão relacionada às chuvas, como por exemplo, habitação, aluguel social, infraestrutura, retomada econômica, entre outros, teremos um vereador responsável pelo acompanhamento, coordenação e fiscalização - finaliza o vereador Fred Procópio.