Câmara aprova criação de protocolos de atendimento e recolhimento a animais vítimas de enchentes e deslizamentos em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 20/09/2022 17h04, última modificação 20/09/2022 17h04
Câmara aprova criação de protocolos de atendimento e recolhimento a animais vítimas de enchentes e deslizamentos em Petrópolis

Vereador Domingos Protetor é autor da indicação

Nesta terça-feira (20), a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Domingos Protetor que sugere ao Executivo Municipal a criação de protocolo de atendimento e recolhimento, a ser realizado pela Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobea), a animais vítimas de enchentes e deslizamentos em Petrópolis.

Após as tragédias ocorridas no município, no início deste ano, mais de 200 animais perderam suas famílias, ficaram desabrigados e foram para lares temporários e clínicas veterinárias voluntárias. Na época, somente o vereador e sua equipe realizaram o resgate de mais da metade deles. “Foram momentos sofridos que, com certeza, se tivéssemos o apoio do Poder Público, com profissionais capacitados para a apreensão e primeiros socorros destes animais, teríamos salvado mais vidas”, comenta o vereador.

O parlamentar defende, desde o início de seu mandato, a reestruturação da Cobea, medida que vai ao encontro com tal proposta aprovada hoje na Câmara Municipal. “Esta indicação tem como objetivo capacitar ainda mais a Coordenadoria de Bem Estar Animal para que possa cumprir com o mandamento constitucional de defender e preservar o meio ambiente”, explica.

O texto aprovado segue para análise do Prefeito Rubens Bomtempo.