Vereador solicita a implementação de curso preparatório gratuito para Enem e vestibulares

por Adriana Fradique publicado 22/11/2022 19h00, última modificação 22/11/2022 19h00
Vereador solicita a implementação de curso preparatório gratuito para Enem e vestibulares

Vereador Marcelo Chitão é autor da indicação

A Câmara Municipal aprovou, durante sessão plenária desta terça-feira (08), uma indicação legislativa de autoria do vereador Marcelo Chitão que solicita a implementação de curso preparatório gratuito para Enem e vestibulares a fim de auxiliar, principalmente, os alunos da educação pública na preparação desses processos.

O vereador explica que tal proposta surgiu por observar as diversas dificuldades, sejam de ordem econômica, social ou política, que o aluno enfrenta para ingressar na universidade, principalmente nas públicas. “A constituição Federal garante ao cidadão o acesso à educação, ao mesmo tempo, em que define como dever do Estado o seu custeamento. Assim, é dever da municipalidade fornecer meios para preparar nossos alunos e alunas para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades”, declara.

A proposta é que o curso preparatório seja voltado para alunos que estejam concluindo o Ensino Médio, domiciliados em Petrópolis, matriculados em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública e alunos da rede privada na condição de bolsista integral, além da destinação de 10% das vagas para pessoas com idade superior a 60 anos, que não possuam curso superior e com renda per capita familiar inferior a três salários mínimos.

O texto aprovado também sugere que o município possa utilizar-se do quadro de professores e estrutura física existentes na rede pública municipal de ensino, ou ainda, firmar convênio com a iniciativa privada para colocar o curso em prática.

Ainda segundo o vereador, o projeto busca a construção e o crescimento dos jovens, através de uma pedagogia própria contribuindo para a formação de lideranças capazes de cooperar na formação de uma sociedade mais justa e fraterna.

A indicação segue para sanção do prefeito Rubens Bomtempo.