Petrópolis terá Semana Municipal para prevenção e tratamento da incontinência urinária

por juliana.fernandes — publicado 22/09/2022 09h05, última modificação 22/09/2022 09h05
Petrópolis terá Semana Municipal para prevenção e tratamento da incontinência urinária

O projeto é do vereador Dr. Mauro Peralta.


A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (21) Projeto de Lei (1877/2022) que institui, no calendário municipal, a Semana Municipal para Prevenção e Tratamento da Incontinência Urinária. A iniciativa, do vereador Dr. Mauro Peralta, prevê que a semana de conscientização será realizada anualmente na semana de 14 a 21 de março.

Médico, Dr. Mauro Peralta lembra que, embora atinja pessoas de diversas faixas etárias e gêneros, a incontinência urinária é mais frequente entre as mulheres, aumentando a incidência com a idade. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 35% das mulheres com mais de 40 anos e após a menopausa lidam com o problema. Na população brasileira, incluindo homens e mulheres, estima-se que 5% sofram de incontinência urinária.

“Há diferentes tipos de incontinência urinária, sendo os principais a incontinência de esforço, que se manifesta associada a esforços físicos ou a tosse e espirros, e a de urgência, que surge súbita e inesperadamente em meio às atividades diárias. São causadas, em geral, pelo comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico, gravidez e parto, tumores malignos ou benignos, doenças que comprimem a bexiga, obesidade e determinadas intervenções cirúrgicas”, explica o parlamentar.

Com a semana de conscientização, Dr. Mauro Peralta busca chamar atenção para a importância da prevenção e também do tratamento do distúrbio, garantindo uma melhor qualidade de vida a quem sofre com o problema. “O tratamento pode incluir fisioterapia e também cirurgia. O importante é que as pessoas saibam que há como tratar. Basta que busquem orientação médica”, finaliza.

O projeto, agora, segue para o Poder Executivo.